DEPARTAMENTO INFANTIL (COMO ORGANIZAR)

 

Aulas dinâmicas melhoram a aprendizagem

 

Manual para o Culto Infantil 2000, Editora Sinodal

"A dupla giz e quadro negro está cada vez mais ultrapassada. É o que garante um estudo realizado pelo NTL Institute for applied Behavioral Science, organização americana especializada em estudos sobre o comportamento humano.

Segundo o trabalho, a retenção das informações pelos alunos varia conforme o método utilizado pelo educador: aulas meramente expositivas são menos eficazes do que as enriquecidas com exemplos práticos, atividades lúdicas e discussões em grupo. 'Aprendemos mais quando somos levados a refletir e a estabelecer relações' explica o professor

Sérgio Leite do Departamento de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas. Veja abaixo os números levantados pelo instituto americano:

Palestra 5% / Leitura 10% / Audiovisual 20% / Demonstrações 30%

Grupos de discussão 50% / Exercícios práticos 75%

Ensinar aos outros e uso imediato 80%

 

Como começar um departamento infantil?

O primeiro passo é o direcionamento do Espírito Santo. E só é direcionado aquele que tem uma vida consagrada e ama evangelizar os pequeninos. Digo que a única ferramenta que precisamos é Deus, porque á partir do momento que você sente o desejo de trabalhar com o departamento Infantil, Deus já está trabalhando, movendo os corações dos irnão  a participarem e apoiarem o departamento. Creia é gratificante formar o caráter cristão das crianças e conseder a elas um crescimento espiritual sádio.

Se desejar ter mais Experiências

A maioria das denominações já tem algum tipo de trabalho com crianças - escola dominical ou culto infantil. Entre em contato com comunidades da mesma denominação que a sua, ou similar, e veja como eles trabalham, que material usam, etc..
Visite igrejas na sua cidade e peça para assistir ou participar como ouvinte de uma classe de crianças. Também pode ser interessante visitar uma escola pública ou particular, para ver como os professores se relacionam com as crianças.

Pessoas e apoio

Converse com o pastor da sua igreja.
Convide pessoas para te ajudar - Professores, pedagogos e recreadores têm uma boa visão de como e o que as crianças hoje tem na escola e do que precisariam em termos de educação.
Contate pais, mães, avós, etc.. afinal são eles que vão trazer as crianças e são eles que podem te dizer as dificuldades que sentem em casa, no dia a dia.
Professores de educação religiosa e o pastor vão te ajudar com questões de fé e teologia.
Pessoas com dons para música, trabalhos manuais, contação de histórias são também uma ajuda imprescindível.
Veja quais destas pessoas estão dispostas a trabalhar diretamente com as crianças e estabeleça um rodízio. As demais podem vir uma vez ou outra a reuniões e participar com seus dons também.
Recomendo que haja sempre no mínimo dois adultos com qualquer grupo de crianças.

Metodologia

Defina o programa que você vai seguir com as crianças. Muitas editoras cristãs tem currículos prontos (consulte por exemplo as editodas Sinodal, Concórdia,  Casa Publicadora da Assembléia de Deus, Betânia, Luz e Vida, etc..).
Você também pode criar e definir suas próprias "lições" e currículo - seguindo a ordem dos livros da Bíblia, por exemplo.
Se você não tem recursos para comprar os livros para os professores, veja com outras igrejas próximas podem doar/emprestar livros de anos anteriores

Espaço Físico e Material Didático

Uma sala exclusiva para as crianças é o ideal. Numa sala você pode enfeitar as paredes, pendurar os trabalhos e desenhos das crianças, arranjar móveis cadeiras e mesas na altura adequada para as crianças ou um carpete barato e almofadas como uma alternativa simples e descontraída.
 Você também vai precisar de material para as crianças usarem - lápis de escrever e de cor, papel, cola, tesoura são essenciais. Se desejar poderá fazer uma campanha para compra ou mesmo doação de material entre os irmãos de sua igreja.
Você também poderá objetos para a sala com material reciclado: com banco, mesinha, fantoches, cenários e até atividades para reforçar o conteúdo da história, deixando o material à disposição das crianças.

Horário

O horário depende muito da realidade de sua igreja, na minha opinião o melhor horário é durante o culto de domingo á noite. Geralmente o culto tem duração de 1:30 este tempo é suficiente para contar história, canticos, desenhar, é necessário sempre estar variando a programação para não se tornar repetitivo.

Deve-se lembrar da importância de servir um lanche. Concientize sua igreja a respeito desta necessidade.

 

 

AULAS DINÂMICAS MELHORAM A APRENDIZAGEM, COMO ORGANIZAR UMA DEPARTAMENTO INFANTIL

quinta 07 julho 2011 13:04



4 comentário(s)

  • Eldineia mailto Qua 10 Abr 2013 16:22
    Vamos fazer um passeio com as nossas crianças de nossa igreja para um sitio, tem alguma sugestão de programa para realizar durante o dia ?
  • andrea mailto Sáb 05 Jan 2013 01:21
    me ajude a organizar um departamento infantil na minha igreja
  • aline morais mailto Seg 13 Fev 2012 13:45
    preciso com urgencia de ideias a respeito de como organizar o dep. infantil. Me respondam com urgencia. obrigada
  • jocelice mailto Sáb 31 Dez 2011 13:05
    gostaria de receber infomativos sobre dep. infantil pois estou começando a trabalhar com o mesmo e preciso muito de ideias, se voces puderem me ajudar agradeço muito fique na paz do Senhor Jesus.


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.211.180.175) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para redecrianca

Precisa estar conectado para adicionar redecrianca para os seus amigos

 
Criar um blog